HIATOPLASTIA VIDEOLAPAROSCÓPICA
Ilustração por Michael Linkinholker
-
Para entender melhor, quando o estôfago "desce" para a cavidade abdominal e conecta-se ao estômago, ele passa através de um orifício do diafragma, chamado de hiato diafragmático. Esse orifício eventualmente pode estar alargado e parte do estômago pode "subir" acima do diafragma, causando a famosa hérnia hiato.
-
A hérnia de hiato pode ser, em muitos casos, assintomatica, ou seja, não causa de nenhum sintoma ao paciente e foi só uma achado de exame, como na endoscopia digestiva alta. Em alguns casos, pode estar associado a sintomas de refluxo gastroesofágico, dor abdominal, sensação de de queimação após de alimentar, náuseas, vômitos, entre outros sintomas. Esses sintomas são muito variáveis entre os pacientes e cada caso deve ser avaliado individualmente.
-
A cirurgia de correção de hérnia de hiato (hiatoplastia) deve ser avaliada individualmente, pois nem sempre a cirurgia é indicada. Fatores como tipos de sintomas, tratamento com medicação prévio, idade, tamanho da hérnia de hiato, são todos levados em consideração para decisão de cirurgia. É fundamental ser avaliado por um profissional para decidir, em conjunto, qual melhor tipo de tratamento para seu caso.
Ficou com alguma dúvida?
Marque uma consulta ou entre em contato pelo
Whatsapp (11) 97298 2436